Os 5 produtos mais indicados para quem é fã de confeitaria.

Blog Harpyja

Os 5 produtos mais indicados para quem é fã de confeitaria.

( 2 )

Os 5 produtos mais indicados para quem é fã de confeitaria.


Geralmente dentro de cozinhas profissionais existe essa divisão: os cozinheiros e os confeiteiros.


E a verdade é que na maioria dos casos, um não se mete na criação e execução do trabalho do outro. Por serem áreas muito diferentes, apesar de estarem instauradas no universo da alimentação, requerem conhecimentos muito específicos.


A própria especialização em escolas profissionalizantes e graduações costuma acontecer em cursos distintos. O preparo de sobremesas e a chamada patisserie envolve muito conhecimento técnico, regras, medidas exatas e uma pitada extra de delicadeza.


Não que o preparo de pratos salgados e a "cozinha quente" seja menos rígida e exigente. Mas se você já fez um bolo sabe, a receita precisa ser seguida à risca, a temperatura controlada e o confeiteiro precisa antecipar qualquer problema sob o risco de perder todo o seu trabalho em instantes.


Se a confeitaria é a sua praia,  vai adorar a nossa seleção de produtos especialmente formulada para os entusiastas da área.


Uma boa batedeira planetária.


Não dá para fugir do uso da batedeira mesmo que você adore usar o batedor de arames e faça isso com toda a maestria possível. Algumas receitas mais pesadas, ou que exijam mais esforço, vão ter o seu resultado aprimorados pelo uso da batedeira.


Diferentemente da batedeira comum, a batedeira planetária combina os movimentos de rotação com os de translação (giram em seu eixo e ao redor da tigela).


Equipadas na grande maioria dos casos com 3 tipos de batedores (globo, raquete e gancho),  que são acessórios ideais para bater claras em neve, massas amanteigadas e massas pesadas, respectivamente.


As batedeiras planetárias tem alta potência, são mais eficientes e influenciam muito o resultado final dos preparos.


A Batedeira Planetária KitchenAid Artisan é um excelente exemplo de modelo, que ilustra muito bem o universo das planetárias.


Batedeira Planetária KitchenAid Artisan



Você pode conferir a avaliação completa da KitchenAid Artisan aqui e se quiser conhecer outros modelos de planetária e ver como eles se saíram em nossos testes, clique aqui.  


Tapete de silicone com fibra de vidro.


O tapete de silicone  trata-se de um daqueles itens que parecem simples, mas que surtem muitos efeitos de ordem prática na confeitaria.


Cozinhar éclairs, cookies, tuiles, petits fours, pães e pizzas fica muito mais fácil. Graças aos orifícios, o calor é transmitido uniformemente sobre toda a superfície do tapete de assar, o que garante um cozimento perfeito em todos os lados dos preparos.


O modelo pioneiro é o Silpat, que foi desenvolvido por um químico na França chamado Guy Demarle que usou a abreviação de "silicone pâtisserie" para nomear sua criação.


O que diferencia este tipo de tapete dos outros tapetes de silicone do mercado é que ele é feito por camadas de silicone feito de lâminas de vidro. Portanto o tapete "quase mágico" aguenta uma variação de temperaturas de - 40?C a 280?C.


Tapete de silicone com fibra de vidro



Você não vai precisar mais untar as formas e fazer aquela bagunça para que seus preparos não grudem.

Forno elétrico

Um forno elétrico é um excelente investimento para você que não quer gastar muito dinheiro para ter resultados próximos aos profissionais.

Com um controle de temperatura fidedigno, timers que são excelentes para controlar o tempo de forno e bom isolamento térmico, os fornos elétricos são excelentes para o preparo de sobremesas delicadas.

Quer saber mais detalhes sobre os fornos elétricos? Acesse nosso conteúdo especial para compreendê-los aqui.

Forno elétrico


O forno elétrico Mueller Sapore G3 é um produto com excelente nota em nosso site. Para ler a avaliação completa dele e saber como se saiu nos testes de laboratório, clique aqui.  

Balança

A confeitaria é muito exata. Dependendo da receita que se está reproduzindo, algumas gramas de farinha a mais podem causar resultados muito diferentes do que se estava esperando.

Para obter resultados concretos você deve esquecer as medidas de xícaras e colheres e focar no real peso dos ingredientes. Ainda mais se a confeitaria já ultrapassou a esfera de um simples hobby em sua vida.

Pesar os ingredientes é uma atitude muito comum na confeitaria profissional, e não raro vemos profissionais pesando inclusive as gemas dos ovos para se obter um padrão replicável nas receitas.

As balanças de alta precisão digitais são as mais recomendadas para o cotidiano na cozinha, existem muitos modelos no mercado, mas os mais comuns suportam de 3 a 10 kg e são equipados com a função tara.

Balança


Balança




Termômetro


Se você se interessa pelo universo dos chocolates, já deve saber que o processo de temperagem é fundamental para os preparos com o ingrediente. Ele consiste no choque térmico dado ao chocolate fazendo com que ele cristalize de forma correta e fique brilhante depois de endurecer.


Para realizar a temperagem é necessário que se controle a temperatura, que pode mudar dependendo do tipo de chocolate.


Dá para conferir se o interior do bolo está cozido também com o auxílio de um termômetro.


Caldos e caramelos também devem ser fiscalizados com a ajuda dos termômetros, que nesse caso devem suportar altas temperaturas. A dica é preferir os modelos digitais do tipo espeto, que podem ser introduzidos nos alimentos.


Termômetro

Com os produtos da nossa lista já dá para preparar sobremesas com mais meticulosidade, acertando alguns detalhes que pareciam difíceis. As ferramentas de trabalho para a confeitaria são o arranjo perfeito para alcançar bons resultados e acabamentos impecáveis. Continue acompanhando nossas redes sociais para mais dicas.





Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?